METODOLOGIA

A Spencer trabalha com a seguinte metodologia:

1 – Estudo in loco no cliente para levantamento das informações para mapeamento; 


2 – Mapeamento dos processos atuais com a identificação de gargalos existentes – Modelo AS - IS (Modelo de Processos da Situação Atual (Processos AS IS) corresponde a um mapa de como os processos de negócio da empresa estão estruturados atualmente. Através dele é possível identificar as prováveis deficiências que precisam ser corrigidas nos departamentos e na empresa);


3 – Análise do fluxo atual e identificação das oportunidades – Modelo TO- BE (O Modelo de Processos Proposto (Processos TO BE) determina como ficarão os processos que estão sendo remodelados e recriados. É a nova forma de como a empresa irá trabalhar;


4 – Racionalização dos Recursos;


5 - Adequação e melhoraria dos processos de acordo com a estratégia de negócio da empresa;


6 - Estudo da eficácia dos indicadores de desempenho atuais utilizados; 


7 – Apresentação do projeto de melhoria contínua.

 

Ferramentas

 

5W2H : Nossa Técnica eficaz para o planejamento das atividades, tarefas, ações e outros aspectos necessários para execução de um trabalho.

 

PDCA : Método interativo de Gestão em quatro passos, para controle e melhoria contínua dos processos.

 

BPM : Complementando o PDCA, o conjunto de técnicas associadas ao gerenciamento de processos de negócio (Bussiness Process Managing), nos permite mapear os processos dos nossos clientes de forma eficaz.

 

KPI’S : Analisamos e identificamos os KPI’s que permitam que o corpo de gestores do nosso cliente se comunique com os seus liderados para que vejam o quão eficiente um processo é e como está seu desempenho ao longo de um período determinado. Permite a tomada de decisão.

 

DIAGRAMA DE REDE: Método utilizado pela Spencer para identificar os relacionamentos entre as atividades de um projeto. Com esse método é possível identificar o caminho crítico (caminho com a seqüência mais longa de atividades) da rede, dentre as várias seqüências de atividades.

 

MATRIZ DE LEVANTAMENTOS : Metodologia desenvolvida pela Spencer, que permite a listagem dos problemas, com evidências, constatações e quesitos sobre os pontos de gargalos.

 

CANVAS ADAPTADO PARA BRAINSTORMING: Ferramenta adaptada pela Spencer, para reuniões de brainstorming com os envolvidos nos projetos.